Um pouco da nossa historia de vida

Caro amigo e irmão, Paz e Bem!
Somos os Frades Menores Conventuais(OFMConv.) e nossa presença no mundo se destaca pela alegria que temos de viver em comunidade(conventos), a serviço dos homens, num espírito de pobreza e humildade, a exemplo de São Francisco de Assis.
São Francisco é o nosso modelo espiritual. Ele foi um jovem inquieto, que não se cansou de buscar o sentido de sua vida. A resposta à pergunta “Senhor, que queres que eu faça?” fez guiar a sua vida. Tanto buscou que acabou encontrando como nenhum outro o caminho da pobreza, da fraternidade, da entrega incondicional, num mundo e numa Igreja que havia se distanciado do Evangelho e estavam calcando como os pés a mensagem do Mestre. São Francisco se fez tão pequeno e humilde que Deus o exaltou, premiando-o com numerosos irmãos, desejosos de levar a vida como ele.
Somos da Ordem Primeira fundada por São Francisco, que se divide em três ramos: o nosso, Frades Menores Conventuais(OFMConv.), os Frades Menores da União Leonina(OFM) e os Frades Menores Capuchinhos(OFMCap.). Há ainda a Ordem Segunda, das Irmãs Clarissas(OSC); e a Ordem Terceira Secular(OFS), para leigos casados e solteiros. Nós, os Frades Menores Conventuais, temos o carisma da vida comunitária conventual. Tudo se constrói com mais facilidade quando há corações e braços fortes unidos num mesmo ideal, não é verdade? Um projeto de vida se faz mais atuante quando existe solidariedade entre irmãos.
Nós, frades da Província São Maximiliano Kolbe estamos presentes em Brasília(DF), Ceilândia(DF), Santa Maria DF , Cidade Ocidental(GO), , Niquelândia(GO), Novo Gama(GO), Valparaízo(GO), Candeias (BA), Feira de Santana (BA), João Pessoa (PB) e Águas Lindas do Goiás (GO) e Juruá (AM)
Como os frades são formados?
Você que deseja abraçar o nosso estilo de vida, deve ter segundo grau completo ou curso superior. Durante o ano, corresponderemo-nos para um conhecimento mais concreto a respeito da nossa Ordem. Você poderá ser chamado a participar de encontros vocacionais realizados em nossa Província de São Maximiliano Maria Kolbe ou realizar o acompanhamento vocacional por correspondência, ou outros meios.
Se esse for realmente o seu ideal, você será admitido para fazer um ano de experiência comunitária conosco. Esta experiência é chamada Aspirantado, na Casa de Formação São Maximiliano Maria Kolbe, no Jardim da Imaculada (Cidade Ocidental – GO), durante o qual deverá meditar bastante e descobrir a sua vocação. Viverá uma vida de oração, trabalho, estudo e lazer.
Terminada a fase de experiência, você será admitido ao Postulantado, onde iniciará os estudos filosóficos, por três anos,morando no nosso Seminário Santa Maria dos Anjos em Santa Maria (DF) e estudando na nossa faculdade São Boaventura, aqui mesmo em Brasília. Depois deste três anos de estudos acadêmicos você será admitido ao Noviciado, onde você conhecerá mais profundamente o carisma franciscano e, ao término de um ano, emitirá os seus primeiros votos religiosos como franciscano.
Feitos os votos, o já religioso consagrado ingressa no período de formação denominado Pós-Noviciado no Seminário Maior São Francisco de Assis (Brasília – DF) e iniciam os estudos acadêmicos de teologia, também na nossa faculdade São Boaventura.
Dentro desta caminhada, alguns escolhem a vocação de irmão religioso. Ele é igualmente religioso franciscano como o sacerdote, tem os mesmos direitos e deveres na vida religiosa, menos aqueles que provêm da ordenação sacerdotal. O Frei Irmão Religioso, estuda filosofia, teologia e se quiser pode fazer outro curso que ajude a nossa fraternidade. Seria também desejável que possuísse alguma profissão que pudesse ser útil tanto para a comunidade do convento, como para alguma forma de apostolado.
Vem eu te chamo! Vai eu te envio!
Caro amigo e irmão, talvez tenha chegado o seu momento!!! Venha ser um Frade Franciscano Conventual. Entre em contato conosco :Frades Franciscanos Conventuais SGAN 915, Módulo ABC (partes)70790-150 BRASÍLIA - DFTel: (061) 3340-0476 e-mail: franciscanvoc@ofmconv.org.br/ ou http://www.franciscano.org.br/ (link da PV)
Equipe Vocacional Franciscana Conventual – Brasília-DF