MARIA, UM ESPELHO DE PERFEIÇÃO PARA VACAÇÃO FRANCISCANA




MARIA, UM ESPELHO DE PERFEIÇÃO PARA VACAÇÃO FRANCISCANA

“Ave, ó Senhora, santa Rainha, santa Mãe de Deus, Maria, que és virgem feita Igreja.”
São Francisco de Assis

Desde o começo a Ordem franciscana teve seu modo de vida esquadrinhado na experiência de fé e fidelidade testemunhado na pessoa de Maria de Nazaré, ou como cavalheirescamente gostava de chamar São Francisco, Senhora Santa, Rainha Santíssima. Nossa Senhora sempre esteve próximo dos filhos e filhas de São Francisco como Mãe, Senhora, Rainha e Advogada.
Em todos os oito séculos de franciscanismo a Santa Mãe de Deus foi honrada, seja entro os grandes intelectuais ou entre os simples pregadores populares da Ordem, como colaboradora do mistério de amor do Sumo Bem e da redenção do homem, realizado pela encarnação do Filho de Deus. A piedade e a devoção franciscana celebram na pessoa da Virgem Maria o mais fidedignos atos de fé e fidelidade de uma verdadeira vocação a serviço do Amor.
Que neste mês de maio, a Senhora Santa, a Rainha Santíssima, a Imaculada Conceição, seja contemplada por todos os vocacionados a vida franciscana como um verdadeiro espelho de fé, entrega e fidelidade ao chamado de Deus!
Que este Espelho de Perfeição vocacional reflita para cada um de nós os sinais necessários para podermos seguir o Cristo Pobre e Crucificado “falo do Filho do Altíssimo, que a Virgem deu à luz permanecendo virgem depois do parto. Prenda-se à sua dulcíssima Mãe, que gerou tal Filho e que os céus não podiam conter, mas que ela recolheu no pequeno claustro do seu santo seio e carregou no seu regaço de menina” (Santa Clara de Assis).